Artigo - O EXCESSO DE INFORMAÇÃO...

O EXCESSO DE INFORMAÇÃO E A VELOCIDADE COM QUE ELA CHEGA MUNDO GLOBALIZADO - As alterações climáticas e suas conseqüências.

  A sociedade contemporânea vem sendo palco de grandes fenômenos climáticos. De forma devastadora, tsunamis, vulcões em erupção, furacões e terremotos vêm causando estragos do ponto de vista geográfico e psicológico levando-se em conta às pessoas que são vítimas dessa ira. Na maioria das vezes não podemos citar um culpado, se não o próprio homem que vem interferindo de forma abusiva nesse processo. Casas construídas em lugares não apropriados com risco de desabamento,  falta de investimentos em infra-estrutura nas cidades e também o lançamento do CFC na camada de ozônio gerando alterações climáticas são alguns exemplos claros da ação humana nesse processo. O cidadão vive uma vida pautada em cima de muita correria e no meio de tudo isso, do estresse e o desgaste natural, ainda têm que saber lhe dar para não ficar abalado com o excesso de informação que chega hoje de uma forma muito mais rápida, por conta da praticidade tecnológica, da internet e os meios de comunicação mais convencionais que a utilizam como ferramenta de divulgação o deixando a par de tudo.
     É comum que as pessoas se sintam sufocadas devido a esse excesso de informação, ainda mais quando se sabe de uma catástrofe que está ocorrendo do outro lado do mundo. Esses casos intempestivos acontecem e são alardeados em todas as mídias, deixando a sociedade exposta mesmo que não queira ao que esta acontecendo. Vivemos em um mundo globalizado. Tudo está conectado, de uma forma ou de outra isso interfere no nosso modo de vida.  As noticias que mais tem sido estampadas em sites da internet, capas de jornais ou revistas estão relacionados às alterações climáticas.  É comum nos depararmos com a manchete de que um furacão devastou casas por ai, ou que uma tempestade colocou uma cidade inteira debaixo de água.
Deslizamentos como o último ocorrido no Rio de Janeiro são assustadores. É impossível deixar de lado a dor das famílias e o fato de que elas não tinham para onde ir, mas se processos como esse acontecem é porque tiveram como catalisador o homem que interferiu de alguma forma no ambiente. Tudo isso está co-relacionado à informação. Acontecimentos como esses não seriam tão facilmente divulgados senão com a ajuda da internet, celulares que foram criados como meios de entretenimento, hoje são fundamentais e até simbolizam a era global.
Não é tão difícil fazer um comparativo desses temas citados acima. Se não vivêssemos numa sociedade capitalista, com certeza consumiríamos menos, não precisaríamos ir em busca de mais parcerias comerciais entre outros paises. Isso resume basicamente o que é globalização. Dessa forma o desmatamento diminuiria, diminuiríamos o consumo de energia, queimaríamos menos gasolina e não veríamos as geleiras se derreterem como acontece hoje. Muitos das conseqüências das mudanças climáticas geradas pela tal Globalização não existiriam, da mesma forma as noticias catastróficas não chegariam aos nossos ouvidos ou olhos através da informação e viveríamos um mundo melhor.
É claro que não se deve culpar a Globalização por tudo isso. Nem tão pouco a informação. E sim o homem que não sabe a aproveitar de forma inteligente essas vantagens que temos.  
Enviar para o Twitter

Você é o visitante n°

Copia e cola no teu site ou blog...

Parceiros?